Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Rudgea parvifolia (Cham.) Müll.Arg. VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 05-04-2012

Criterio: D2

Avaliador:

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie arbustiva da Floresta Atlântica de Altitude. É conhecida por duas coleções da década de 1940, na Serra do Órgãos (RJ). Tem AOO de 8 km² e está sujeita a apenas duas situações de ameaça. São necessários estudos de campo para reencontrar, medir e monitorar as subpopulações, bem como estudos genéticos. Embora presente no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, nenhuma informação adicional foi produzida para a espécie. É muito provável que apresente populações pequenas e por isso esteja sujeita à extinção devido ao rápido declínio populacional, um problema enfrentadopelas espécies com populações pequenas, em razão não só a complicações resultantes da perda de variabilidade genética, endogamia e derivagenética, mas também de flutuações demográficas provocadas por variações ao acaso nas taxas denascimento e mortalidade, e flutuações ambientais em função de variações de açãopredatória, competição e incidência de doenças, assim como catástrofes naturais com frequência de irregular.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Rudgea parvifolia (Cham.) Müll.Arg.;

Família: Rubiaceae

Sinônimos:

  • > Coffea parvifolia ;
  • > Uragoga parvifolia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Flora 59: 454. 1876. Diferencia-se das outras espécies de folhas pequenas com inflorescência séssil por apresentar domáceas pilosas. Outra característica importante, que não é observada em nenhuma outra espécie do gênero, é a larga pubescência cobrindo a parte infeior do cálice, que permanece visível durante o desenvolvimento do fruto (Zappi, 2003).

Distribuição

Espécie endêmica do Estado do Rio de Janeiro (Zappi, 2012); entre 1200-1500 m de altitude; conhecida apenas na região da Serra dos Órgãos, municípios de Teresópolis e Petrópolis, ocorrendo nas florestas altas, em habitats bastante específicos (Zappi, 2003).

Ecologia

Espécie caracteriza-se por arbustos, atingindo até 1,5 m de altitude (Zappi, 2003). Espécie ocorre, provavelmente, em floresta ombrófila mista (Zappi et al., 2009); também em floresta ombrófila densa (Zappi, 2003).

Ameaças

1.4 Infrastructure development
Severidade very high
Detalhes O Estado do Rio de Janeiro apresentava 98,59% de sua área coberta por floresta atlântica. No entanto, assim como no restante do territóriobrasileiro, esta formação vem sofrendo ao longo dos séculos um intenso processode fragmentação e redução, especialmente devido a sua localização. As florestas do Estado do Rio de Janeiro estão entre as mais ameaçadas, já que cobrematualmente menos de 20% da área florestal original (Fonseca, 2009). Nos município de ocorrência da espécie, Teresópolis e Petrópolis, remanescem 31% e 29%, respectivamente, de cobertura vegetal original de Mata Atlântica (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Aespécie consta no Anexo I da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de2008 (MMA, 2008) sendo considerada oficialmente ameaçada de extinção. Foiconsiderada "Criticamente Ameaçada" (CR) em avaliação de risco de extinção. empreendida pelaFundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Espécie ocorre em unidade de conservação: Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro (Zappi, 2003).

Referências

- FONSECA, R.N. Estrutura e composição florística do estrato arbóreo em um trecho de floresta ombrófila densa submontana no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Guapimirim, RJ. Monografia. Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Instituto de Florestas), 2009.

- ZAPPI, D. Revision of Rudgea (Rubiaceae) in Southeastern and Southern Brazil., Kew Bulletin, v.58, p.513-596, 2003.

- ZAPPI, D. Rudgea parvifolia in Rudgea (Rubiaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB014264>.

- ZAPPI, D. Rubiaceae. In: STEHMANN, J.R.; FORZZA, R.C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. p.449-461, 2009.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- BIODIVERSITAS. Lista da flora brasileira ameaçada de extinção, 2005.

- FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA/ INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Atlas dos remanescentes florestais da Mata Atlântica - período 2008-2010, São Paulo, 2011.

Como citar

CNCFlora. Rudgea parvifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Rudgea parvifolia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 05/04/2012 - 21:07:35